quarta-feira, 7 de junho de 2017

PONTO DE UNIDADE PARA 2017

Neste ano de 2017 foi escolhido pela coordenação nacional o ponto de unidade que vai nortear os grupos existentes em todo o Brasil.
O Ponto de Unidade para 2017 será: “O RETIRO E AS VIRTUDES MARIANAS”
O casal coordenador nacional, Silvia e Chico nos diz: "neste Ano Mariano, queremos honrar e louvar Maria, cuja imagem Aparecida das águas do Paraíba foi confiada à nossa devoção. E o faremos pelo esforço de uma participação cada vez mais ativa nos momentos dedicados aos Retiros/Dia de Reflexão, levando  a proposta de  imitar sua vida, sua entrega total a Deus, no seguimento fiel de Jesus.
Evidentemente, as virtudes de Maria são incalculáveis, mas justamente para que a reflexão não se perca nesse mar de predicados, nossa proposta vai mais direcionada a:
a)     atitude de escuta contínua da Palavra de Deus.
b) obediência total à vontade do Senhor.
c) desapego humilde de tudo,
d)    dedicação plena ao serviço aos irmãos. 

No desenvolvimento desses temas,  pensamos que poderia ser trabalhado em relação a cada um deles um  aspecto bem vivencial e concreto.

Maria sempre à escuta: “Sua Mãe conservava todas essas coisas em seu coração”, a proposta seria o de desafiar as pessoas para  que observem quais as coisas que  conservam hoje no seu coração? O que  isso proporciona para melhor escutar a vontade de Deus?

 Maria a cumpridora: "Aqui está a serva do Senhor" (Lc 1,38) "Mulher, aí está teu filho."  Pode-se propor:  Em que os compromissos (propostas de Deus para nossa vida) nos assustam ou incomodam? Entregar-se para realizar o plano de Deus em nós, não é também  cumprir de sua vontade? Se você levar Maria para sua casa, será que a vida não terá maiores ganhos?

Maria Humilde desapegada: “Filho, por que fizeste isso conosco?”, podemos pensar em refletir: o que realmente é nosso? O que efetivamente nos pertence? Sobre o que temos completo domínio? Não seria esta a hora apropriada para abandonar nossas preocupações e simplesmente descansar nos braços de Deus?


Maria mãe disponível: "Eles já não têm vinho", levar as pessoas a meditar  como fazer da necessidade que o  outro nos apresenta  um testemunho vivo da entreajuda fraterna? O que falta para o outro que eu posso contribuir para resolver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário