sexta-feira, 17 de abril de 2009

SOBRE O MOVIMENTO


QUEM SOMOS
Trata-se de uma iniciativa leiga, ligada à Igreja Católica, Apostólica, Romana, de caráter inter-Diocesano, inteiramente à disposição dos Senhores Bispos de todo o Brasil. Visa, essencialmente, oferecer ajuda no plano espiritual e religioso a quem vive esse estado de vida, com base naquilo que sempre marcou a nossa Igreja, desde os tempos primitivos.

COMO FUNCIONA
Segue a metodologia de reuniões mensais e outras a critério de cada Grupo (quinzenal ou semanal), que serão realizadas, alternadamente, nas residências dos componentes dos respectivos Grupos.
É importante dizer, ainda, que esse novo Movimento foi idealizado e iniciado no Brasil pela Da. Nancy Moncau, contando para o seu desenvolvimento com o total apoio do Movimento das Equipes de Nossa Senhora, do qual pode ser considerado um “filhote”.

PÚBLICO ALVO
Todas as Viúvas, Viúvos e Pessoas Sós, ligados ou não à Paróquias, Centro Comunitários, etc. Por “Pessoas Sós” entende-se aquelas que não se casaram ou que, uma vez casadas, mas rompido o casamento, resolveram, por vontade própria, permanecer sós.

FORMAÇÃO DOS GRUPOS
Cada Grupo (futuras comunidades) terá entre 08 e 10 pessoas que estejam no estado de vida de Viúvas, Viúvos e Pessoas Sós, tanto do sexo feminino como masculino, que juntas procurarão exercitar as orientações gerais e particulares descritas nos documentos do Movimento.

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL
Cada Grupo que se formar deverá ter nos seus quadros um Conselheiro Espiritual, que tanto poderá ser um Padre ou uma Religiosa (Freira) de qualquer Congregação ou um Seminarista.


OBJETIVOS PRINCIPAIS
Os objetivos desse Movimento, que se fundamentam na necessidade do crescimento na fé e na esperança cristã, são três, a saber:

1 – Vivenciar, em grupos, com assistência Espiritual de um Sacerdote ou Religiosa de qualquer Congregação, uma espiritualidade apropriada e adequada ao “estado de viuvez ou de pessoas sós”.
2 – Mostrar a todos os participantes dos Grupos (futuras Comunidades) que não estão sós e que a solidão e a vida isolada não é querida por Deus.
Assim, com espírito de Ajuda Mútua, cada um terá a oportunidade de descobrir novas realidades vivenciais que a tornarão mais alegres e felizes.
3 – Formar pequenas e novas Comunidades de vida, de fé, esperança e oração.


COMPROMISSOS PROPOSTOS
Para que esses Objetivos acima sejam alcançados, são propostos “pequenos compromissos”, os quais visam introduzir algumas práticas cristãs no dia-a-dia das Viúvas, Viúvos e Pessoas Sós, que são:
1 - Esforço de Oração: Escuta da Palavra / Meditação / Regra de Vida / Retiro Anual ou dia de Reflexão.
2 - Reunião da Comunidade: Momentos Básicos da Reunião: Oração / Co-Participação / Troca de Idéias sobre o Tema do mês / Lanche ou Refeição.
3 - Vida da Comunidade: Tudo aquilo que for programado entre uma reunião e outra, como: passeios, chás, rezas, serviços comunitários – etc.

SEQÜÊNCIA TEMÁTICA DAS REUNIÕES
a) Linha temática da 1ª fase

Reuniões prelimnares:
1ª reunião: Informação e lançamento do grupo.
2ª reunião: O que é comunidade?

Nossas perdas
1ª reunião: Lamentando nossas perdas;
2ª reunião: Culpamos alguém pelas nossas perdas?
3ª reunião:Minha situação é a mais fácil ou a mais difícil de ser enfrentada?
4ª reunião: Chorar e almentar - ajuda ou atrapalha?
5ª reunião: Será que novo sentido poderá ser dado a minha vida?
6ª reunião: Formulando estapas para nova espectativa de vida.

Estudo do Credo
1ª reunião: Introdução ao estudo do Credo - Apostila nº 5;
Reuniões subsequentes: Apostila 6ª a 16ª.

Conclusão da 1ª fase
Reunião festiva - Apostila 17ª

b)Fases subsequentes
- O plano de Deus;
- A descoberta de Cristo;
- Maria;
- Senhor, ensina-nos a rezar;
- O Evangelho de São Marcos.


ORGANIZAÇÃO
Cada Grupo que se formar terá na sua primeira fase, que vai até a 17a. Reunião, a presença de um COORDENADOR, que tanto poderá ser uma Viúva das Equipes de Nossa Senhora ou um Casal Equipista. A partir da segunda fase, o Grupo terá vida própria e a cada ano escolherá dentre os seus membros uma pessoa para exercer essa função.
Deverá ter, ainda, a presença de um Sacerdote Conselheiro Espiritual ou uma Freira de qualquer Congregação ou Instituto Religioso. Esse Sacerdote ou essa Freira vai fazer parte do Grupo, na condição de membro da Igreja – Corpo Místico de Cristo - com a função específica de ajudar e incentivar o Grupo a caminhar com alegria nos planos espiritual e religioso.

TEMA DE ESTUDOS
Todos os participantes dos Grupos receberão, sempre com um mês de antecedência, o Tema que deverá ser lido e refletido ao longo daquele mês. Assim, na 2a. reunião recebem o Tema da 3a., na 3a. o da 4a., na 4a. o da 5a. e assim sucessivamente, até a 17a. reunião.

AUTORIZAÇÃO DO SR. ARCEBISPO
Não ingressamos em nenhuma cidade sem antes dar ciência ao Senhor Bispo da Diocese da existência desse novo Movimento, deixando com ele ou com o seu Vigário Episcopal um conjunto completo de todo o nosso material de trabalho. Isso já foi realizado na Arquidiocese de Belém, através do Casal Coordenador de Nosso Movimento, portanto, já recebemos a benção de Dom Orani João e de seu Vigário Geral Monsenhor Marcelino Ferreira, ambos por sinal tem nos ajudado e apoiado bastante. Tendo sido escolhido para acompanhar o Movimento como Conselheiro Espiritual do Setor Norte Pe. Alberto Bresciani, salesiano. Sendo as CNSE integrante da Dimensão Familiar e do
Fórum dos Movimentos e Serviços Eclesiais, na Arquidiocese de Belém.

No Pará até fevereiro de 2008 já caminhamos com 03 grupos. Os dois primeiros caminhando na 2ª fase de estudo, com coordenadora escolhida do próprio grupo.

terça-feira, 14 de abril de 2009

RETIRO 2008 - CÚRIA METROPOLITANA DE BELÉM

Altar

Auditório


O ambiente

Membros: os três grupos; diretor espiritual; coordenadores; apoio e visitantes.

Primeiro Sim do movimento
Diretor Espiritual Pe. Alberto Breschianni

Lili e Constantino

Equipe Nossa Senhora do Carmo

Casal iniciador das CNSE em Belém-PA